A biblioteca na mediação acessível e inclusiva
quebrando barreiras, abrindo portas para o mundo
Palavras-chave:
Biblioteca Senac São Paulo, mediação, acessibilidade, inclusão, diversidade, equidadeResumo
O artigo tem como objetivo compartilhar algumas experiências a partir da busca de uma mediação participativa. Esse processo passa pela atenção à necessidade de amplificar a mediação com ações nos mais variados formatos e linguagens possíveis, pensando na acessibilidade para todos, em diversos aspectos, e em construção com seu público. Para se chegar a esses resultados, apresentamos algumas das reflexões que norteiam nossas atividades, como a importância de conhecermos o público que já faz parte de nossa comunidade escolar, suas práticas leitoras e a falta delas. E compreender também nosso papel em trazer para perto novos leitores, considerando suas especificidades e as barreiras que fizeram com que nunca ou pouco viessem a usufruir de várias leituras e experiências promovidas e partilhadas no espaço da biblioteca.
Downloads
Referências
BORGES, Rosane da Silva. Sueli Carneiro. São Paulo: Selo Negro, 2009. (Retratos do Brasil Negro).
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo, Editora Jandaíra, 2020.
CASTRO, Leila Regina de. Um olhar para o envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual: autonomia e independência. Revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento, São Paulo, v. 32, n. 82, p. 8-19, abr. 2022.
CESAR, Newton. Do livro ao livro: a arte de escrever e publicar ficção. Brasília, DF: Senac-DF, 2018.
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, convivência e ética: audácia e esperança! São Paulo: Cortez, 2015.
DANTAS, Goimar. A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FUJIHIRA, Carolina Yuki (org.). Mude seu falar que eu mudo meu ouvir: acessibilidade: um livro escrito por pessoas com deficiência intelectual. São Paulo: Associação Carpe Diem, 2012.
GOMIDE, Camilo. Preconceito disfarçado. Cadernos Sesc de Cidadania Acessibilidade: direito à cidade, São Paulo, ano 8, n. 13, p. 24-27, 2017.
MAUCH, Carla Simone da Silveira (coord.). Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva: mais diferenças. São Paulo: Mais Diferenças, 2016.
RASTELI, Alessandro; CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 43-58, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18217. Acesso em: 11 maio 2022.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Ed. 34, 2008.
UNESCO. Manual para garantir inclusão e equidade na educação. Brasília, DF: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370508. Acesso em: 8 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Senac.DOC: revista de informação e conhecimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.