Papel da biblioteca e do bibliotecário no contexto da educação de usuários
relato de experiência
Palavras-chave:
educação de usuários, letramento informacional, competências informacionais, biblioteca universitáriaResumo
A democratização do acesso à informação, provocada pela evolução tecnológica, trouxe consigo a necessidade de se desenvolver habilidades na busca e no uso da informação. O bibliotecário passa a ter como função a capacitação dos usuários; ele precisa desenvolver competências informacionais nos alunos/pesquisadores por meio do letramento informacional. O artigo apresenta o papel da biblioteca universitária e do bibliotecário, trazendo o relato de experiência da Rede de Bibliotecas do Senac-DF, pontuando as principais dificuldades enfrentadas e sua evolução. Diante dos novos desafios, o presente trabalho enfatiza a importância de as bibliotecas se organizarem e pensarem seus serviços em torno das necessidades e preferências de seus usuários, pois elas não são para os livros – são para as pessoas.
Downloads
Referências
ANJOS, Cláudia Regina dos; CALIXTO, Ana Paula da Cruz; MARTINS, Robson Dias. Reflexões sobre o papel do bibliotecário de referência na transferência da comunicação científica. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 12-18, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/10570/7506. Acesso em: 23 maio 2022.
CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, jan./dez., 2000. Disponível em: http://eprints.rclis.org/11663/1/artigoRBC.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.
CASAGRANDE, Carla Rosana Silva. O bibliotecário e a competência informacional: atribuições educativas e imbricações relativas ao processo de escrita e desenvolvimento da leitura crítica. Porto Alegre: UFRGS, 2007. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/28486/000667008.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 abr. 2022.
FACULDADE SENAC-DF: como normalizar trabalhos acadêmicos. Apresentação de Mônica Coelho dos Reis van Landuyt. Brasília, DF: Senac-DF, 2020. 4 vídeos (79 min). Publicado pelo canal Senac-DF. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NeWd7-p2A9A&list=PL6ZVANsiZCVfmoPGONGtX4i58gD9Ryyvd. Acesso em: 24 maio 2022.
FACULDADE SENAC-DF: como pesquisar na internet. Apresentação de Mônica Coelho dos Reis van Landuyt. Brasília, DF: Senac-DF, 2020. 4 vídeos (82 min). Publicado pelo canal Senac-DF. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NeWd7-p2A9A&list=PL6ZVANsiZCVfmoPGONGtX4i58gD9Ryyvd. Acesso em: 24 maio 2022.
FREITAS, Talita Cristiane Sutter. A percepção dos discentes sobre dificuldades na produção do trabalho acadêmico. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônicos [...]. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/77/721. Acesso em: 3 abr. 2022.
NUMI APRENDIZAGEM CRIATIVA. Exit: saídas para criar experiências criativas de aprendizagem. Brasília, DF: [NUMI], 2020.
ROSSI, Tatiana; COSTA, Marília Damiano; PINTO, Adilson Luiz. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços de informação em bibliotecas universitárias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 111-123, jan./jun., 2014. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/941/pdf_92. Acesso em: 23 maio 2022.
SANTOS, Andréa Pereira dos; FIALHO, Janaina Ferreira. O papel do bibliotecário como mediador do letramento informacional na biblioteca pública, escolar e universitária, algumas reflexões. Goiânia: UFG, [2012?].
SANTOS, Daniel Ribeiro et al.. Iniciativas para construção do programa de capacitação de usuários do sistema de bibliotecas e arquivos da Universidade Federal Fluminense. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação,, São Paulo, v. 13, p. 519-542, 2017. Número especial. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1015/681. Acesso em: 3 abr. 2022.
SOUTO, Leonardo Fernandes. O leitor universitário e sua formação quanto ao uso de recursos informacionais. Biblios, Rio Grande, n. 17, p. 16-24, jan./mar., 2004. Disponível em: http://eprints.rclis.org/5456/1/2004_003.pdf. Acesso em: 3 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Senac.DOC: revista de informação e conhecimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.