Bibliotecas 2.0:

como se conectar com as pessoas em tempos de Google

Autores

  • Soraia Herrador Costa Lima de Souza Senac São Paulo
  • Cleber Vanderlei Rohrer Senac São Paulo
  • Iomar Travaglin Senac São Paulo

Palavras-chave:

Biblioteca, Mídias sociais, Usuários

Resumo

Na Era da Informação, usuários e bibliotecas tentam adaptar-se aos novos paradigmas. Este trabalho aborda o uso das mídias sociais como ferramenta para promover o engajamento e o aumento de visitação nos ambientes físicos das bibliotecas. Para tanto, mostra a importância dessas mídias na aproximação com o público e a transformação das bibliotecas em um espaço de convivência, por meio de estudo de caso do projeto Roda de Conversa, da Unidade Lapa Scipião do Senac/SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Herrador Costa Lima de Souza, Senac São Paulo

Jornalista pela Cásper Líbero, tem mestrado pela ECA-USP e, atualmente, é doutoranda na mesma instituição. Possui mais de dez anos de experiência ministrando cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior, como Estácio, Ipog, Faculdade Anglo Latino. Além da experiência acadêmica, ela já atuou como community manager do Scup, repórter e redatora na Editora Aranda e assessora de imprensa no Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEESP). Atualmente, é coordenadora de
pós-graduação em Planejamento Estratégico e Concepção de Branded Content na Unidade Lapa Scipião do Senac/SP.

Cleber Vanderlei Rohrer, Senac São Paulo

Doutorando no Programa de Comunicação Semiótica da PUC-SP, mestre do Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, especialista em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos pelo Centro Universitário Senac, graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade São Judas. Atualmente, é docente coordenador dos cursos técnicos e livres de Cinema, Vídeo, TV e Jornalismo da Unidade Lapa Scipião do Senac/SP. Coordenador do curso Técnico em Multimídia no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde também atua como professor e orientador de projetos audiovisuais. Ministra aulas de Processos e Veículos da Comunicação na Universidade Ibirapuera. Trabalhou em produções de eventos e vídeos na Associação Cultural Videobrasil e na Associação Brasileira de Cinematografia.

Iomar Travaglin, Senac São Paulo

Graduado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2001), é bibliotecário no Centro Universitário Senac - em biblioteca de artes. Especialista em História pela PUC-SP, atua como pesquisador em Cinema, Comunicação e Patrimônio Histórico. Ministra palestras sobre a relação Cinema, História e Sociedade, conduzindo atividades de inclusão e voluntariado corporativo.

Downloads

Publicado

20.02.2017

Como Citar

SOUZA, S. H. C. L. de; ROHRER, C. V. .; TRAVAGLIN, I. . Bibliotecas 2.0:: como se conectar com as pessoas em tempos de Google. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 5–17, 2017. Disponível em: https://senacdoc.emnuvens.com.br/doc/article/view/35. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos