A biblioteca como mediadora entre a sala de aula invertida e uso das TICs

Autores

  • Mônica Mori Saddock de Sá Senac Paraná
  • Natalia da Silva Sampaio Bello Senac Paraná

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, Tecnologias de informação e comunicação - TICs, Bibliotecas, Orientação aos usuários, Redes de informação

Resumo

A forma como os alunos têm assimilado informações nos últimos dias está ganhando força com a ajuda das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Hoje, as TICs estão presentes no ambiente escolar e exigem dos profissionais de Educação uma readequação dos métodos de ensino. Com essa problemática, o presente artigo apresenta o método de sala de aula invertida, que possibilita diminuir o distanciamento do aluno com relação ao ensino tradicional, por inverter os papéis de alunos e professores e por tornar o aluno um protagonista ativo do seu aprendizado. Aliadas a esse método, as TICs se fazem presentes e seu uso deve ser mediado pela biblioteca, que desempenha o papel fundamental de auxiliar e capacitar os usuários a identificar as fontes de informação confiáveis, a usar corretamente as informações disponíveis na internet e a recuperar os dados pertinentes à pesquisa. Como resultado do processo, a biblioteca cumpre seu papel quando desenvolve ações que possibilitam ao usuário obter tais competências, que o auxiliarão ao longo de sua vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Mori Saddock de Sá, Senac Paraná

Graduada em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2009) e acadêmica do curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul.

Analista da Coordenadoria de Educação e Tecnologia da Administração Regional do Senac/PR.

Natalia da Silva Sampaio Bello, Senac Paraná

Especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento pela Universidade do Centro-Oeste, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, é Bibliotecária do Senac/PR, Unidade Guarapuava.

Downloads

Publicado

20.02.2018

Como Citar

SÁ, M. M. S. de; BELLO, N. da S. S. A biblioteca como mediadora entre a sala de aula invertida e uso das TICs. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 5–16, 2018. Disponível em: https://senacdoc.emnuvens.com.br/doc/article/view/48. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos