Convergência das bibliotecas com as práticas educativas

Autores

  • Paula Aline de Castro Senac São Paulo

Palavras-chave:

Biblioteca, Democratização da informação, Educação, Diferença

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um breve relato da experiência Diversus, evento promovido pela biblioteca do Senac São José do Rio Preto/SP, em março de 2017. A partir de tal experiência, o artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades de eventos dessa natureza em tornar as bibliotecas espaços vivos de reflexão e valorização das diferenças. A reflexão pretendida desenvolveu-se a partir do referencial teórico-metodológico da educação popular de Paulo Freire e da revisão bibliográfica de estudos que destacam as bibliotecas como espaços de educação e de democratização da informação. A análise proposta neste trabalho possibilitou-nos compreender como o Diversus, por meio do debate crítico, do diálogo e da integração dos sujeitos, contribui no processo de construção de bibliotecas como espaços vivos de aprendizagem, integração e valorização das diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Aline de Castro, Senac São Paulo

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.

Especialista em Arte-Educação pelo Centro Universitário de Jales e DB Educacional.

Downloads

Publicado

20.02.2018

Como Citar

CASTRO, P. A. de . Convergência das bibliotecas com as práticas educativas . Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 17–33, 2018. Disponível em: https://senacdoc.emnuvens.com.br/doc/article/view/49. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos