Atendimento remoto das bibliotecas via Microsoft Teams
relato de experiência do Senac São Paulo
Palavras-chave:
Espaço espaço de referência da biblioteca, atendimento ao aluno, Biblioteca Senac São Paulo, Microsoft Teams, comunidade escolarResumo
O cenário é a pandemia e o fechamento das bibliotecas e mesmo quando por um tempo se libera a abertura com o retorno das aulas, a permanência no espaço de interação é prejudicada e por um tempo a ocupação do lugar de forma autônoma, agora é feita apenas por agendamento para retirada de livros no balcão. Diante desse cenário a equipe do Senac Campinas no Estado de São Paulo busca inovação com a criação de um espaço para conexão dos alunos e docentes, uma espécie de sala de aula no Microsoft Teams, sistema adotado pela instituição para atender as demandas das aulas remotas. Assim, a equipe experimenta realizar os atendimentos utilizando os recursos de chat, o agendamento de reuniões e publicações de conteúdo organizado em canais. Além de um fortalecimento da parceria já existente entre as equipes da biblioteca com a coordenação educacional. Nesse cenário que o artigo pretende relatar a experiência e detalhes desse processo de criação da Biblioteca Teams no Senac São Paulo, que desde julho de 2020 até fevereiro de 2021, serão apresentados o processo inicial e os resultados obtidos até o momento, com a criação do espaço virtual em todas as unidades do Senac São Paulo, como o principal recurso de atendimento à comunidade escolar, servindo ainda de espaço de interação com a comunidade externa.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 12.224 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 24 maio 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.
DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. Tradução de Roberto Cavallari Filho. São Paulo: Ática, 2007.
BARATIN, Marc; JACOB, Cristian (org.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. Tradução de Marcela Mortara. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
LANKES, R. David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. Tradução de Jorge do Prado. São Paulo: Febab, 2016.
MICROSOFT. Obtenha tudo gratuitamente. [S. l.]: Microsoft, 2021. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/free. Acesso em: 31 mar. 2021.
MICROSOFT. Adicionar uma SharePoint, uma lista ou uma biblioteca de documentos como uma guia no Teams. [S. l.]: Microsoft, 2021. Disponível em: https://support.microsoft.com/pt-br/office/adicionar-uma-lista-ou-p%C3%A1gina-do-sharepoint-a-um-canal-noteams-131edef1-455f-4c67-a8ce-efa2ebf25f0b. Acesso em: 12 abr. 2021.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
ROKICKI, Cristiane Camizão, BENTO; Estevão de Jesus; MIGOTTO, Tarciana de Souza Barboza. Atendimento remoto das bibliotecas: passo a passo para a criação da biblioteca no MS Teams. Colaboração de Ana Luiza Marino Kuller e Cely Monti Di Gregório. São Paulo: Senac São Paulo, Gerência de Desenvolvimento, 2020. Disponível em: http://www.intranet.sp.senac.br/arquivos/gd2/Atendimento_remoto_das_bibliotecas. Acesso em: 18 de mar. 2021.
SENAC. Profissionais das bibliotecas das unidades do Senac São Paulo compartilham experiências e os desafios na atuação educacional e sociocultural utilizando a plataforma Teams da Microsoft. São Paulo: [Senac São Paulo], 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/senacaclimacaosp/videos/436157430797011. Acesso em: 18 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Senac.DOC: revista de informação e conhecimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.