Atendimento remoto das bibliotecas via Microsoft Teams

relato de experiência do Senac São Paulo

Autores

  • Cristiane Camizão Rokicki Senac São Paulo
  • Estevão de Jesus Bento Senac São Paulo
  • Tarciana de Souza Barbosa Migotto Senac São Paulo

Palavras-chave:

Espaço espaço de referência da biblioteca, atendimento ao aluno, Biblioteca Senac São Paulo, Microsoft Teams, comunidade escolar

Resumo

O cenário é a pandemia e o fechamento das bibliotecas e mesmo quando por um tempo se libera a abertura com o retorno das aulas, a permanência no espaço de interação é prejudicada e por um tempo a ocupação do lugar de forma autônoma, agora é feita apenas por agendamento para retirada de livros no balcão. Diante desse cenário a equipe do Senac Campinas no Estado de São Paulo busca inovação com a criação de um espaço para conexão dos alunos e docentes, uma espécie de sala de aula no Microsoft Teams, sistema adotado pela instituição para atender as demandas das aulas remotas. Assim, a equipe experimenta realizar os atendimentos utilizando os recursos de chat, o agendamento de reuniões e publicações de conteúdo organizado em canais. Além de um fortalecimento da parceria já existente entre as equipes da biblioteca com a coordenação educacional. Nesse cenário que o artigo pretende relatar a experiência e detalhes desse processo de criação da Biblioteca Teams no Senac São Paulo, que desde julho de 2020 até fevereiro de 2021, serão apresentados o processo inicial e os resultados obtidos até o momento, com a criação do espaço virtual em todas as unidades do Senac São Paulo, como o principal recurso de atendimento à comunidade escolar, servindo ainda de espaço de interação com a comunidade externa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Camizão Rokicki, Senac São Paulo

Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac em São Paulo, com pesquisa sobre cultura  imaterial. Especialista em Gerenciamento de Sistemas e Serviços de Informação pela FESPSP. Atualmente é  coordenadora da Rede de Bibliotecas do Senac/SP, sendo responsável em desenvolver soluções educacionais na Gerência de Desenvolvimento. De 2012 a 2014, foi Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da oitava região.

Estevão de Jesus Bento, Senac São Paulo

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011); Pós-graduado em Análise e  Projetos de Sistemas pela Universidade Paulista (UNIP/1998); Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro  Universitário Padre Anchieta (1994). Atualmente é Técnico Supervisor Educacional e coordenador educacional em cursos de Educação Profissional na Unidade de Campinas do Senac/SP.

Tarciana de Souza Barbosa Migotto, Senac São Paulo

Graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999); MBA em Gestão de Unidade de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista (2007); MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2016). Atualmente, Bibliotecária, gestora das Unidades do Senac em Campinas, São João da Boa Vista, Itapira e Mogi-Guaçu.

Referências

BRASIL. Lei n. 12.224 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 24 maio 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 14 abr. 2021.

DEWEY, John. Democracia e educação: capítulos essenciais. Tradução de Roberto Cavallari Filho. São Paulo: Ática, 2007.

BARATIN, Marc; JACOB, Cristian (org.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no ocidente. Tradução de Marcela Mortara. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

LANKES, R. David. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. Tradução de Jorge do Prado. São Paulo: Febab, 2016.

MICROSOFT. Obtenha tudo gratuitamente. [S. l.]: Microsoft, 2021. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/free. Acesso em: 31 mar. 2021.

MICROSOFT. Adicionar uma SharePoint, uma lista ou uma biblioteca de documentos como uma guia no Teams. [S. l.]: Microsoft, 2021. Disponível em: https://support.microsoft.com/pt-br/office/adicionar-uma-lista-ou-p%C3%A1gina-do-sharepoint-a-um-canal-noteams-131edef1-455f-4c67-a8ce-efa2ebf25f0b. Acesso em: 12 abr. 2021.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

ROKICKI, Cristiane Camizão, BENTO; Estevão de Jesus; MIGOTTO, Tarciana de Souza Barboza. Atendimento remoto das bibliotecas: passo a passo para a criação da biblioteca no MS Teams. Colaboração de Ana Luiza Marino Kuller e Cely Monti Di Gregório. São Paulo: Senac São Paulo, Gerência de Desenvolvimento, 2020. Disponível em: http://www.intranet.sp.senac.br/arquivos/gd2/Atendimento_remoto_das_bibliotecas. Acesso em: 18 de mar. 2021.

SENAC. Profissionais das bibliotecas das unidades do Senac São Paulo compartilham experiências e os desafios na atuação educacional e sociocultural utilizando a plataforma Teams da Microsoft. São Paulo: [Senac São Paulo], 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/senacaclimacaosp/videos/436157430797011. Acesso em: 18 mar. 2021.

Downloads

Publicado

14.09.2021

Como Citar

ROKICKI, C. C.; BENTO, E. de J. .; MIGOTTO, T. de S. B. . Atendimento remoto das bibliotecas via Microsoft Teams: relato de experiência do Senac São Paulo . Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 6, n. esp., p. 41–63, 2021. Disponível em: https://senacdoc.emnuvens.com.br/doc/article/view/82. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)