Biblioteca para um mundo melhor

relato de experiência sobre ações desenvolvidas na pandemia (2020/2021)

Autores/as

Palabras clave:

pandemia, biblioteca, ODS, aprendizagem significativa, prática pedagógica

Resumen

A pandemia do coronavírus (covid-19), além de transformar o cotidiano, a relação com o trabalho, os costumes sociais e o estilo de vida, produziu mudanças na escola. Na prática pedagógica, o ensino remoto, a educação on-line com momentos síncronos e assíncronos, e a utilização de tecnologias digitais se tornaram realidade, com o uso de recursos didáticos que objetivaram facilitar a aprendizagem. O presente artigo busca relatar experiências
e ressaltar o papel da biblioteca dentro do contexto pandêmico, descrevendo algumas ações promovidas pelo Senac Largo Treze e por seu núcleo, Senac Jardim Primavera. Pretende-se aqui identificar as ações promovidas pela biblioteca, conectadas com a agenda dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e de elencar as respostas oferecidas no fortalecimento do processo de aprendizagem em tempos de crise, como a instaurada pela covid-19. Além disso, objetiva provocar reflexões sobre o papel docente mediante as novas demandas educacionais e a importância da renovação entre os setores da escola, à luz das contribuições de David Lankes, Edgard Morin e Paulo Freire, buscando a melhoria constante da prática pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Passate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: UNIVILLE, 2005. p. 67-100.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LANKES, David. Bibliotecários construindo o novo normal. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [s. l.], v. 17, p. 1-6, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/158415>http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/158415. Acesso em: 21 maio 2022.

LANKES, David. Expect more: melhores bibliotecas para o mundo complexo. São Paulo: Febab, 2016.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários. 2 ed. revisada. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

ROKICKI, Cristiane Camizão; BENTO, Estevão de Jesus; MIGOTTO, Tarciana de Souza Barbosa. Atendimento remoto das bibliotecas via Microsoft Teams: relato de experiência do Senac São Paulo. Senac.DOC, Rio de Janeiro, v. 6, p. 41-63, 2021.

WARKENTIN, Paula Leme (2021). ODS: Origem, influências e aplicações. 2021. Slides.

Publicado

2023-03-20

Cómo citar

RIBEIRO, A. B. .; SOUZA, C. P. de .; COSTA, L.; SILVA, V. S. da. Biblioteca para um mundo melhor: relato de experiência sobre ações desenvolvidas na pandemia (2020/2021). Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 74–87, 2023. Disponível em: https://senacdoc.emnuvens.com.br/doc/article/view/114. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a