Demanda de informação em braille para o público interno do Senac:

estudo bibliométrico

Autores/as

  • Ricardo Quintão Vieira Senac São Paulo. Centro Universitário Senac Santo Amaro.

Palabras clave:

Braille, Necessidade de informação, Bibliotecas

Resumen

Identifica a trajetória de demanda interna de produção braille no Espaço Braille da Biblioteca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, em São Paulo, e descreve as temáticas mais frequentes. O método utilizado para o levantamento de dados foi uma pesquisa retrospectiva, descritiva e bibliométrica, por meio de um histórico de todos os pedidos solicitados pelos usuários internos. Coletaram-se dados sobre ano, título e folhas, de 2004 a 2013. Para cada pedido, atribuiu-se um número da Classificação Decimal de Dewey, edição 21. Foram realizados cálculos de frequência simples e relativa. Como resultado, de 2004 a 2013, houve 927 pedidos e 73.814 folhas impressas, cobrindo cerca de 75% das Unidades do Senac no estado, demanda crescente. As classes “Línguas” (Inglês, Português e Espanhol) e “Tecnologia” (Administração, Alimentação e Saúde) somaram cerca de 60% das demandas temáticas. A classe 800 obteve inexpressivas frequências. Conclui-se que houve demanda real e crescente de braille pelos clientes internos, principalmente nas áreas temáticas de idiomas e profissionalização ligada às Ciências Aplicadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Quintão Vieira, Senac São Paulo. Centro Universitário Senac Santo Amaro.

Bibliotecário, atuante desde 2004 no Espaço Braille da Biblioteca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro em São Paulo.

Cómo citar

VIEIRA, R. Q. Demanda de informação em braille para o público interno do Senac:: estudo bibliométrico. Senac.DOC: revista de informação e conhecimento, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 6–15, 2020. Disponível em: https://senacdoc.emnuvens.com.br/doc/article/view/15. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos